Você sabe o que é KWh da conta de energia e qual a importância dele para o valor final da sua despesa com energia? Entenda!

Saber como a sua conta de luz é calculada pelas operadoras de serviço é fundamental para você conhecer melhor os seus gastos e conseguir ajustar o orçamento. Por isso, hoje nós vamos falar um pouco mais sobre o KWh da conta de energia e como ele é peça fundamental para esse cálculo.

O que é o KWh da conta de energia?

A sigla KWh significa “Quilowatt hora”, que na prática é a medida usada para calcular a quantidade de energia consumida. É a partir desta informação que o valor final da conta de luz é calculado, por isso o consumo de energia está diretamente relacionado ao valor da conta de luz. Entenda!

O valor mensal da conta de luz inclui algumas questões como as taxas da operadora de serviço, os impostos e o consumo médio de energia durante o mês, o KWh. As taxas e os impostos não sofrem alterações constantemente, já os valores relacionados ao consumo podem ser diferentes a cada mês, conforme validado pela aferição da operadora.

Cada aparelho elétrico consome uma quantidade de energia (KWh) e, para a conta, é considerada a soma do consumo de todos eles. O valor dessa soma é multiplicado pela tarifa de energia, resultando em parte importante da conta de luz. Por isso, entender como anda o seu consumo de energia pode ser fundamental para ajustar as contas dentro do seu orçamento.

KWh da conta de energia e a tarifa de energia

Para chegar no cálculo financeiro referente ao consumo, o KWh é multiplicado pelo valor da tarifa de energia. Sendo assim, essa tarifa pode sofrer variação, conforme a bandeira que esteja na conta de energia.

Confira um exemplo: se a gente supor que o consumo de energia da sua residência, neste mês foi 200 KWh e a tarifa está em R$ 1,87, o valor referente ao consumo de energia ficará em R$ 374. Dessa forma, lembrando que o valor final da conta ainda inclui taxas e impostos.

Projeto Ilumina Hortolândia

Como explicamos, o valor referente ao consumo de energia elétrica (KWh) impacta diretamente no preço da conta de luz. Por isso, contar com a tecnologia e sistemas mais modernos pode ser fundamental para gerar economia.

Um dos exemplos é o Projeto Ilumina Hortolândia, um sistema de iluminação pública que proporciona grande economia para o município. Então, clique aqui e conheça esse projeto!