Saiba como realizar o descarte de lâmpadas de maneira correta para colaborar com o meio ambiente!

Hoje em dia, está evidente a necessidade de preservar o meio ambiente. Ações mais sustentáveis devem ser incorporadas em nosso cotidiano para, assim, evitarmos maiores danos ao planeta. E uma ação simples que pode prejudicar ou proteger o planeta, conforme a maneira que ela é realizada, é o descarte de lâmpadas. Entenda! Continue a leitura e saiba mais!

Descarte de lâmpadas

As lâmpadas são itens que fazem parte do nosso dia a dia. Nós sabemos que é impossível viver hoje em dia sem vários objetos desses em nossa rotina. Mas, você sabia que algumas delas são bastante danosas ao planeta? Por isso, o descarte desse material usado deve sempre ser realizado com responsabilidade.

Tipos de lâmpadas

As lâmpadas de modelos mais antigos, como incandescentes ou as fluorescentes são ainda mais agressivas com o planeta. As lâmpadas incandescentes possuem uma baixa eficácia energética, gerando um consumo de energia enorme para pouco resultado. Já as lâmpadas fluorescentes possuem uma eficiência maior, entretanto, em sua composição, existem elementos químicos que agridem o meio ambiente e afetam a saúde das pessoas, como o mercúrio.

Já as lâmpadas de LED são mais modernas e foram planejadas para durarem mais tempo e não poluírem drasticamente o planeta. Mesmo assim, também merecem atenção na hora do descarte.

O fato é que o descarte de lâmpadas sempre deve ser realizado de maneira consciente pelo consumidor. Para isso, é necessário que você leve as lâmpadas queimadas para pontos de entrega voluntária, disponíveis em lojas de iluminação ou supermercados. Se possível, envolva as lâmpadas em garrafa PET ou embalagens Tetrapak para evitar acidentes.

Essa ação de entregar as lâmpadas usadas em pontos selecionados faz parte da política nacional de logística reversa, prevista em lei, que obriga os fabricantes e comerciantes a oferecerem a destinação correta desse tipo de material.

Sendo assim, não descarte as lâmpadas em lixo comum ou em materiais para reciclagem. Sendo assim, essas duas ações podem impactar diretamente o planeta.

Pensando no meio ambiente, o projeto Ilumina Hortolândia utiliza apenas lâmpadas de LED. Mais seguras para o planeta e mais econômicas para os consumidores, essa escolha impacta diretamente e positivamente o planeta. Para saber mais sobre este projeto, acesse nosso site.