Conheça Hortolândia, uma cidade com história e um futuro promissor!

A história da cidade de Hortolândia é muito rica e interessante. Tudo começou na virada dos séculos 18 e 19, quando o cultivo de café e de algodão era o que movimentava a economia da região, na época conhecida como bairro Jacuba.

Ficou interessado nesta história? Contamos mais um pouco dela nos próximos tópicos. Então, acompanhe!

Conhecendo a história de Hortolândia

O nome Jacuba tem origem no tupi-guarani e significa “água quente”. Dessa forma, esse nome é uma referência a um pirão muito apreciado feito com mandioca, açúcar, mel e cachaça.

Foi em 1917 que o progresso começou a chegar em Jacuba com a inauguração de uma estação ferroviária interligada à cidade de Campinas. Sendo assim, em 1947, surgiu o primeiro loteamento que foi promovido a distrito do município de Sumaré em 1953. Afinal, já em 1958, o distrito recebeu o nome de Hortolândia e, por fim, em 1991, virou cidade emancipada.

Como está a cidade hoje?

Segundo dados do IBGE, a cidade de Hortolândia tem:

  • 234. 259 habitantes;
  • 97,5% de taxa de escolarização;
  • Um PIB per capita de R$ 57.691,75.

Sim, Hortolândia é uma cidade com boa infraestrutura e em desenvolvimento. Além disso, é uma cidade inovadora. Dessa forma, prova está na parceria público-privada do projeto de modernização da iluminação das vias da cidade.

Esse projeto se chama Ilumina Hortolândia e está implantando a telegestão da iluminação na cidade. Sendo assim, essa tecnologia permite a instalação de luminárias LEDs inteligentes que geram economia, segurança e inovação.

Gostaria de conhecer melhor o projeto Ilumina Hortolândia? Então, acesse a nossa página e descubra as metas a serem alcançadas!