Sua conta de energia está mais cara do que você gostaria? Então nós podemos te ajudar! Saiba como economizar energia em casa de maneira fácil!

Economizar energia em casa é uma ótima maneira de fazer o seu dinheiro render mais. Dessa forma, cm algumas medidas simples, que não interferem drasticamente no seu cotidiano, já é possível colher bons resultados. Por isso, hoje, listamos algumas dicas para você pôr em prática e conseguir economizar energia em casa. Confira!

Saiba como economizar energia em casa de maneira fácil

Se as tarifas de energia costumam consumir uma parte importante do seu orçamento, saiba que alguns ajustes nos seus hábitos podem fazer muita diferença. Por isso, são eles:

Aproveite a iluminação natural para economizar energia em casa

Manter as cortinas e persianas abertas, mantendo a iluminação natural por mais tempo é uma ótima maneira de economizar energia. 

Opte por cores claras nos ambientes

As cores fortes ou mais escuras em ambientes internos necessitam de uma iluminação mais forte para que os ambientes fiquem agradáveis. Por isso, optar por tintas de tons claros para a maioria dos ambientes pode fazer muita diferença na conta de energia.

Use lâmpadas fluorescentes ou de LED

As lâmpadas mais modernas possuem uma tecnologia para consumir menos energia e gerar um resultado positivo, além de terem uma vida mais longa. Por isso, troque as lâmpadas incandescentes por modelos fluorescentes ou de LED. Certamente você notará bastante economia nas contas

Economize no tempo do banho para economizar energia em casa

O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões para as contas de energia. Por isso, procure não estender muito a duração do seu banho. Além disso, mantenha o chuveiro elétrico na potência adequada à temperatura do ambiente, usando as opções “inverno” e “verão”.

Tire os eletrônicos da tomada

Os eletrônicos que não estão sendo usados devem ficar desligados da tomada. Isso porque muitos deles consomem energia mesmo desligados. Sabe aquela luzinha que fica acesa quando a sua TV está desligada? Ela está contribuindo para a sua conta aumentar. Essa dica também vale para carregadores de celular, de notebook ou de outros produtos. 

Diminua a troca de calor na geladeira

Procure evitar armazenar os alimentos na geladeira quando eles ainda estão quentes. O esforço que a geladeira precisa fazer para resfriá-los consome mais energia. Outra dica importante sobre geladeira é: evite deixar a porta da geladeira aberta. Isso também pode proporcionar uma troca de calor desnecessária.

Reduza o uso do ferro de passar roupas

Os ferros de passar roupa consomem bastante energia, por isso, se você pretende economizar energia em casa é recomendável passar menos roupas. Uma dica é colocar as peças para secarem estendidas em cabides no varal. Outra dica é passar todas as peças da semana de uma só vez. Assim, você consegue aproveitar mais o calor do ferro e economizar energia. 

Troque os seus eletrodomésticos

Os eletrodomésticos mais novos costumam economizar mais energia. Então, se os seus eletrodomésticos estiverem muito antigos troque por modelos que consomem menos energia. Sendo assim, a quantidade que o eletrodoméstico novo utiliza de energia é indicada em etiquetas coladas diretamente nos produtos.

Verifique as instalações de energia da sua casa

É importante que você mantenha as instalações elétricas da sua casa bem estruturadas e funcionando bem. Assim, você evita que haja fuga de energia na sua casa. Se for o caso, contrate um eletricista de confiança para fazer uma avaliação.

Evite dormir com a televisão ligada

Esse é um exemplo de desperdício de energia que pode facilmente ser cortado. Por isso, ao sentir sono, desligue o equipamento antes de você relaxar de vez. 

Fique atento ao uso do ar condicionado 

O ar condicionado também é um vilão das contas de energia. Então, se você pretende fazer uma economia mais considerável, procure evitar esse equipamento.

Se você gostou das nossas dicas, conheça melhor os projetos da Ilumina Hortolândia. Certamente você irá gostar também!