Em época de bandeira vermelha, conheça os eletrodomésticos vilões da conta de luz!

Quando a conta de energia está com a sinalização de bandeira vermelha, o gasto de energia deve ser reavaliado. Portanto, sa00iba quais eletrodomésticos são os principais vilões da sua conta de energia.

Bandeira Vermelha

Quando a conta de energia está sinalizada com a bandeira vermelha, significa que as tarifas cobradas pelo consumo de energia estão mais elevadas. Essa alteração é um sinal de alerta para o consumidor, por dois motivos:

1- Alto consumo gera bandeira vermelha

A bandeira vermelha indica que o consumo de energia está elevado e o seu fornecimento não acontece no mesmo ritmo de maneira sustentável. Por isso, esse desequilíbrio pode acontecer pela combinação entre os  fatores climáticos e o alto consumo de energia pela população, por exemplo.

2- Preços mais elevados

Para alertar a população e reduzir o consumo de energia, é instituída a bandeira vermelha. Sendo assim, ela cobra tarifas mais elevadas e impacta diretamente nos gastos do consumidor. Dessa forma, isso significa que manter o mesmo consumo de energia vai custar mais caro.

Eletrodomésticos podem ser vilões

Com a tarifa mais elevada, qualquer consumo impacta diretamente no valor da conta de luz. Por isso, avaliar o gasto de energia de cada aparelho doméstico pode ser necessário. Para facilitar, listamos os principais vilões:

  • Geladeira: os modelos mais antigos consomem bastante energia. Além disso, é importante ficar atento à vedação da porta para evitar que o ar mais gelado escape e gere um consumo maior de energia.
  • Secador de cabelo: quando utilizado no a quente, o secador de cabelo consome muita energia.
  • Ar condicionado: os modelos antigos são os grandes vilões da conta de energia. Além disso, independente do modelo, deixe o ambiente com o ar condicionado fechado para reduzir o consumo de energia.
  • Ventilador: os ventiladores são grandes vilões.
  • Chuveiro elétrico: evite banhos longos, o chuveiro pode consumir bastante energia.
  • Ferro elétrico: procure acumular a quantidade de roupas para passar. Por isso, o fato de ligar o ferro diariamente o torna um grande vilão da conta de luz.
  • Stand by: desligue os aparelhos eletrodomésticos da tomada sempre que possível, não os deixando em stand by. A luz que os aparelhos emitem nesse modo consome energia e impactam na conta de energia.

Então, se você tem interesse em saber mais sobre economia de energia, conheça o projeto Ilumina Hortolândia.