Quais são os efeitos positivos de uma parceria público-privada? Conheça as áreas que sentem esses benefícios!

Uma parceria público-privada (PPP) é consideradas um avanço em direção ao desenvolvimento das cidades do Brasil e do mundo. Dessa forma, os efeitos positivos dessas parcerias podem ser sentidos em várias áreas econômicas. Mas quais são elas?

Neste artigo, elencamos alguns desses setores. Além disso, apontamos quais vantagens essas áreas teriam com uma PPP. Sendo assim, acompanhe o próximo tópico!

Que áreas podem se beneficiar de uma parceria público-privada?

No cenário nacional, as parcerias público-privadas são a garantia de prestação continuada de serviços. Por isso, vejamos, a seguir, as áreas que podem se beneficiar de uma PPP.

Educação e saúde

Uma parceria público-privada nas áreas da educação e da saúde podem ser responsáveis por várias coisas. Sendo elas a manutenção, construção e operação especializada de diversos espaços. Alguns deles como escolas, creches, hospitais, clínicas e centros de reabilitação.

Desse modo, o poder público pode se dedicar a tarefas administrativas enquanto os serviços citados da PPP garantem o bom funcionamento da educação e da saúde dos cidadãos.  

Tecnologia da informação

O setor público precisa da tecnologia da informação (TI) para realizar vários serviços importantes. Além disso, a infraestrutura tecnológica (sistemas, datacenters, dispositivos eletrônicos etc.) precisa de manutenção regular.

Ao contatar uma parceria público-privada, a iniciativa pública tem a garantia de prestação continuada de serviços de alta qualidade por até 35 anos. Sendo assim, sem dúvidas, a TI será muito bem cuidada.

Iluminação pública

A iluminação pública também pode se beneficiar de uma PPP. Um exemplo disso é o projeto Ilumina Hortolândia que está modernizando a iluminação das ruas e avenidas desta cidade. Dessa forma, entre os benefícios adquiridos, estão:

  • Eficiência energética;
  • Segurança;
  • Economia;
  • Sustentabilidade.

Afinal, quer conhecer os benefícios de uma parceria público-privada? Então, entre em contato com o projeto Ilumina Hortolândia!