CONHEÇA A HISTÓRIA DE HORTOLÂNDIA E O PIONEIRISMO PARA O PRESENTE E O FUTURO
A história da cidade de Hortolândia é muito rica e interessante. Tudo começou na virada dos séculos 18 e 19, quando o cultivo de café e de algodão era o que movimentava a economia da região, na época conhecida como bairro Jacuba. Ficou interessado nesta história? Contamos mais um pouco dela nos próximos tópicos. Então, acompanhe!
Conhecendo a história de Hortolândia
O nome Jacuba tem origem no tupi-guarani e significa “água quente”. Dessa forma, esse nome é uma referência a um pirão muito apreciado feito com mandioca, açúcar, mel e cachaça. Foi em 1917 que o progresso começou a chegar em Jacuba com a inauguração de uma estação ferroviária interligada à cidade de Campinas. Sendo assim, em 1947, surgiu o primeiro loteamento que foi promovido a distrito do município de Sumaré em 1953. Afinal, já em 1958, o distrito recebeu o nome de Hortolândia e, por fim, em 1991, virou cidade emancipada.
Como está a cidade hoje?
Segundo dados do IBGE, a cidade de Hortolândia tem:
- 234. 259 habitantes;
- 97,5% de taxa de escolarização;
- Um PIB per capita de R$ 57.691,75.
Sim, Hortolândia é uma cidade com boa infraestrutura e em desenvolvimento. Além disso, é uma cidade inovadora. Dessa forma, prova está na parceria público-privada do projeto de modernização da iluminação das vias da cidade. Esse projeto se chama Ilumina Hortolândia e está implantando a telegestão da iluminação na cidade. Sendo assim, essa tecnologia permite a instalação de luminárias LEDs inteligentes que geram economia, segurança e inovação. Gostaria de conhecer melhor o projeto Ilumina Hortolândia? Então, acesse a nossa página e descubra as metas a serem alcançadas!